Voltar para todos os eventos

Psicoterapia em Portugal Reconhecida pela EAP

No segundo dia do 1º Encontro Nacional de Psicoterapia da FEPPSI, realizou-se uma Assembleia Geral aberta a todos os participantes. Foi um momento altamente participativo, onde representantes das várias entidades que integram a FEPPSI colaboraram ativamente na avaliação do Encontro e na definição de caminhos futuros.

Esta reunião refletiu o espírito de cooperação entre profissionais da psicoterapia, unidos pelo compromisso com um bem comum: reconhecimento da profissão da psicoterapia em Portugal.

Um dos momentos mais significativos foi a aprovação, por unanimidade, da candidatura da FEPPSI a NATIONAL UMBRELLA ORGANISATION, no âmbito da European Association for Psychotherapy (EAP). Esta candidatura da FEPPSI/Portugal foi votada favoravelmente, por unanimidade, na Assembleia Geral Anual da EAP no passado mês de Março de 2025. Deste modo, a FEPPSI enquanto representante da psicoterapia em Portugal é hoje um membro de pleno direito nesta organização europeia.

A presença do Secretário-Geral da EAP, Tom Warnecke, no Primeiro Encontro Nacional e Assembleia Geral da FEPPSI representou o reconhecimento da idoneidade e da qualidade implícita na formação da psicoterapia em Portugal.


Sobre a European Association for Psychotherapy (EAP)

A European Association for Psychotherapy (EAP), com sede em Viena, representa mais de 120 000 psicoterapeutas, 43 de países europeus, 128 organizações. A sua missão é promover o reconhecimento da psicoterapia como uma profissão independente, baseada em padrões elevados de formação, ética e competência.

A EAP atribui o Certificado Europeu de Psicoterapia (ECP), promove a harmonização da profissão na Europa e mantém um registo oficial de psicoterapeutas credenciados. Atua ainda em diálogo com instituições internacionais e defende o direito de acesso à psicoterapia qualificada em toda a Europa.

A adesão da FEPPSI à EAP representa um marco histórico para a psicoterapia em Portugal, integrando oficialmente os profissionais portugueses numa rede europeia de excelência.

Este marco histórico reforça o papel da FEPPSI como força unificadora da psicoterapia em Portugal, reconhecendo todo o trabalho desenvolvido a nível nacional rumo a uma prática mais coesa, ética e acessível a todos.

Anterior
Anterior
11 de outubro

Iº Encontro Nacional da Psicoterapia da FEPPSI: Identidade e Idoneidade da Psicoterapia na Saúde Mental em Portugal