Notícias


Conselhos provisórios para a realização de psicoterapia online

 

Em resposta à pandemia de COVID-19, muitos terapeutas considerarão trabalhar online com os seus clientes – com a finalidade de manter o contato terapêutico, mas minimizando o risco para ambos, cliente e terapeuta.

“Terapia online”refere-se geralmente a quatro formatos: telefone, vídeo conferência, terapia estruturada por email e mensagens instantâneas (I.M. texto-chat).

Existe a fortíssima evidência de que a psicoterapia online é eficaz – mas não o é para todos – cliente e terapeuta. Enquanto a terapia online partilha conceitos teóricos e muitas práticas com a terapia presencial (F2F), também existem diferenças – tal como existem diferenças, digamos, entre a terapia individual e a terapia de casais.

Este documento é fornecido para lhe indicar alguns dos problemas que deverá ter em conta, se não tem trabalhado muito online. Pretende ser uma medida provisória e não deve ser considerada como um treino completo.

Foi redigido por Adrian Rhodes, ex-presidente da EAP e atualmente presidente da ACTO - a “Associação de Aconselhamento e Terapia Online” (Reino Unido). Não é um documento abrangente; revisões adicionais serão levadas ao Conselho da EAP para consideração e ratificação.

 

Veja o documento aqui: Feppsi-EAP_Conselhos provisórios para a realização de psicoterapia online

 

 

Webinar: Online!? Mudança de Paradigmas na Clínica e no Ensino das Psicoterapias

O que muda na psicoterapia, na sua clínica e na formação, com a imposição do digital via Covid19? E o que sucede aos paradigmas dos diversos modelos? É necessário reequacioná-los? Estamos perante uma revolução conceptual, nomeadamente na relação psicoterapêutica, ou apenas uma alteração superficial a nível dos meios mas não dos princípios?
Na sequência das medidas de confinamento aprovadas para a contenção e mitigação da pandemia Covid-19 vários membros da FEPPSI tiveram de adotar medidas de contingência para a prossecução das suas atividades formativas e de supervisão on-line. Muitos psicoterapeutas viram-se igualmente obrigados a olhar para estas novas ferramentas para manter a relação psicoterapêutica e iniciaram consultas de psicoterapia on-line.
 
A FEPPSI tem vindo a acompanhar o impacto desta nova realidade social e económica no contexto da psicoterapia e do seu respetivo enquadramento por parte de cada um dos seus membros. Neste contexto elaborou um inquérito com a intenção de auscultar os seus membros e promove esta mesa redonda on-line para que os Membros possam refletir em conjunto sobre as realidades emergentes no contexto da atual pandemia.
O Presidente da Feppsi – Vitor Rodrigues abrirá este Webinar no dia 29 de junho pelas 21h na sala ZOOM da SPTF (https://us02web.zoom.us/j/88640768547?pwd=MmRwai9yZHpwcWFRVVRMUmtnaHJLQT09)
 
Destinatários: psicoterapeutas, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, técnicos da relação de ajuda, estudantes.

Inquérito: Psicoterapia Online

Na sequência das medidas de confinamento aprovadas para a contenção e mitigação da pandemia Covid-19 vários membros da FEPPSI (http://www.feppsi.pt/associados/#Associados) tiveram de adoptar medidas de contingência para a prossecução das suas actividades formativas e de supervisão. Muitos psicoterapeutas viram-se igualmente obrigados a olhar para novas ferramentas de apoio à manutenção da relação psicoterapêutica e iniciaram consultas de psicoterapia on-line. Dirigentes, formadores/supervisores e psicoterapeutas entraram no mundo virtual do on-line para assegurarem a manutenção da sua actividade profissional.

A FEPPSI tem vindo a acompanhar atentamente o impacto desta nova realidade social e económica na comunidade psicoterapêutica e o seu respectivo enquadramento na prática Clínica e no Ensino. Assim, a FEPPSI desenhou este breve inquérito com a intenção de auscultar a nossa comunidade sobre o impacto do on-line na área da formação e no domínio das consultas de psicoterapia.

A FEPPSI pretende ainda aferir a necessidade de vir a desenvolver acções de reflexão e de informação aprofundada, no que diz respeito à psicoterapia on-line, prosseguindo na sua missão de apoiar a comunidade a enfrentar os vários desafios que o contexto da psicoterapia nos coloca a todos.

Agradecemos a sua participação e contributo através da resposta a este inquérito até ao próximo dia 28 de junho 2020.

Para aceder ao inquérito carregue aqui

 


22.04.2019 . Convocatória do Ato Eleitoral da FEPPSI

17.01.2019 . Admissão como membro efetivo da APPCCP

21.11.2018 . Reunião com o Grupo Parlamentar BE.

24.10.2018 . Audiência com o Grupo Parlamentar Os Verdes.

23.10.2018 . Audiência com o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português.

11.10.2018 . Audiência com o Grupo Parlamentar do Partido Socialista.

12.03.2018 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Ordem dos Psicólogos.

17.11.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Associação dos Profissionais de Serviço Social.

25.10.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com o Ministério das Finanças.

26.09.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a DECO.

22.09.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Associação Portuguesa de Musicoterapia.

13.09.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Câmara Municipal de Almada.

07.09.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva.

09.08.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Câmara Municipal de Torres Vedras.

01.08.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas.

27.07.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi na Presidência da Républica, com os Assessores para os Assuntos de Trabalho e para os Assuntos da Saúde.

26.07.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais.

20.07.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada no Pessoa e Counselling.

10.07.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Ordem dos Enfermeiros.

10.07.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Câmara Municipal do Barreiro.

06.07.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Câmara Municipal da Mealhada.

 30.06.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Câmara Municipal de Lisboa.

28.06.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Câmara Municipal de Mafra.

27.06.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Câmara Municipal de Setúbal.

21.06.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Câmara Municipal de Loures.

13.06.2017 . Reunião de apresentação da Feppsi com a Câmara Municipal de Santarém.

22.02.2017 . A Presidente da Feppsi participou no Programa Pensamento Cruzado da Rádio TSF, sobre o Ato Psicoterapêutico. Para ouvir esta edição clique no link: http://www.tsf.pt/programa/pensamento-cruzado/emissao/edicao-especial---acto-psicoterapeutico-5685079.html

Desde Dezembro de 2016 a Direção da Feppsi tem estado presente em audiências parlamentares realizadas com deputados representantes dos partidos PS, Bloco de Esquerda, PCP, PAN, PEV e PSD, a fim de esclarecer a proposta de Lei nº 34/XIII "a intervenção psicoterapêutica não farmacológica" e propor a sua alteração sobre a definição do Ato Psicoterapêutico.


Encontros


Congressos


Convocatória do Ato Eleitoral da FEPPSI

PROGRAMA DA LISTA CANDIDATA À DIREÇÃO DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PSICOTERAPIA (2019-2021)

Introdução

Com a intenção de prosseguir os objetivos estatutários da Federação Portuguesa de Psicoterapia (FEPPSI) e de dar continuidade ao trabalho da anterior direção, apresentam-se as linhas de intervenção programáticas desta lista candidata.

Programa

Efetuar as diligências necessárias e possíveis para promover o estabelecimento da psicoterapia como profissão autónoma a nível legislativo (Assembleia da República), e a nível dos Ministérios do Trabalho e das Finanças, contribuindo para retirar a psicoterapia do vazio legal e normativo em que se encontra até à data.

Ampliar a representatividade da FEPPSI promovendo a entrada de novos Membros, perseguindo deste modo o objetivo inicial de tornar a FEPPSI uma organização onde está presente a diversidade da psicoterapia como atividade da área da saúde com diferentes modalidades. Deste modo amplia-se também a sustentabilidade financeira da organização e a sua capacidade de negociação com os parceiros sociais.

Promover a FEPPSI como representante e interlocutor por excelência da psicoterapia junto dos parceiros sociais e institucionais.

Promover a FEPPSI junto dos seus Membros atuais e futuros, como mais valia a nível da credibilidade e qualidade das formações, a nível do reconhecimento institucional e do público em geral dos certificados de psicoterapeuta emitidos de acordo com os critérios pedagógicos da FEPPSI, e a nível da defesa dos interesses da psicoterapia e dos psicoterapeutas junto dos parceiros sociais.

Angariar Membros honorários, personalidades da área da psicoterapia que aportem a sua credibilidade e representatividade à FEPPSI.

Promover o intercâmbio entre Membros, aumentando a coesão interna da Federação e as dinâmicas em torno dos objetivos comuns.

Aprofundar as relações institucionais internacionais, nomeadamente com a European Association for Psychotherapy (EAP) e o World Council for Psychotherapy (WCP).

Procurar linhas de financiamento externas e independentes dos Membros Efetivos.

Organizar eventos que promovam a visibilidade da FEPPSI e o intercâmbio entre Membros.

 

PROPOSTA PARA APROVAÇÃO EM ASSEMBLEIA FEPPSI

TRIÉNIO 2019 A 2021

LISTA DE REPRESENTANTES CANDIDATOS AOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA FEPPSI

 

DIREÇÃO FEPPSI - 7 Membros – 1 Presidente, 3 Vice-presidentes, 1 Tesoureiro, 1 Secretário, 1 Vogal

SPPE – Presidente - Vítor Rodrigues

CPSB – Vice–Presidente - António Guerra

ALMASOMA - Vice–Presidente - Mário Resende

SPGPAG - Vice–Presidente - Francisco Oliveira

SPTF – Secretário - Alexandra Alvarez

SPAT – Tesoureiro - Maria Paula Guerrinha

APPC – Vogal - Patrícia Querido

MESA DA ASSEMBLEIA – 3 Membros - 1 Presidente e 2 Secretários

APAB – Presidente - Pedro Ribeiro da Silva

CPER – Primeiro Secretário - Estela Rodrigues

SPPC – Segundo Secretário - José João Vieira

CONSELHO FISCAL - 3 Membros - 1 Presidente, 1 Vice–Presidente e 1 Secretário

APPPP – Presidente - Cristina Nunes

CPP – Vice–Presidente - Eugénia Oliveira

APG – Secretário - Ana Carpeta

CONSELHO DE ÉTICA - 2 Membros, entre os quais, 1 Presidente, 1 Vice-Presidente

InPNL – Presidente - Luzia Wittmann

ALUBRAT – Vice-Presidente - Thomas Riepenhausen


CADERNO ELEITORAL FEPPSI - 2019
assembleiageral.feppsi@gmail.com
direccao.feppsi@gmail.com
cfiscal.feppsi@gmail.com
INSTITUIÇÃO Sigla Qualidade do Membro Endereço Postal
Associação Luso Brasileira de Transpessoal ALUBRAT Membro Fundador e Efectivo Av. Visconde Valbom, nº67 - 3ºEsq. 1050-067 Lisboa
Associação Portuguesa de Psicoterapia Corporal APPC Membro Fundador e Efectivo Av. 5 de Outubro, 122 - 5º Esq. 1050-061 Lisboa
Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e Counselling APPCPC Membro Efectivo Av. 5 de Outubro, 56 - 3º 1050-Lisboa
Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica APPSI Membro Fundador e Efectivo Largo do Andaluz 15 - 2º Esq. 1050-004 Lisboa
Centro Português de Estudos Reichianos CPER Membro Fundador e Efectivo Rua Drº José Joaquim de Almeida, 430D, R/C Esq. 2775-594 Carcavelos
Centro Português de Psicossíntese CPP Membro Fundador e Efectivo Sítio do Palmoinho 2950-131 Palmela
Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese CPSB Membro Fundador e Efectivo Av. 5 de Outubro, 122 - 5º Esq. 1050-061 Lisboa
Instituto Internacional de Programação Neurolinguística InPNL Membro Fundador e Efectivo Av. Duque de Loulé, nº 47, 7º Dto 1050-086 Lisboa
Instituto de Transpessoal ALMASOMA Membro Fundador e Efectivo Rua Tenente Espanca, 3-4º Dto
Sociedade Portuguesa de Arte Terapia SPAT Membro Fundador e Efectivo Campo Grande, 30 1700 Lisboa
Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo SPGPAG Membro Fundador e Efectivo Rua Carlos José Barreiros, 25 R/C Dto 1000-087 Lisboa
Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar SPTF Membro Fundador e Efectivo Rua da Assunção, 43 - Sala 15/16 - 3º Dto 1100-571 Lisboa
Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves SPPB Membro Fundador e Efectivo Rua Rodrigo Sampaio, nº 138, 2º Dto 1150-282 Lisboa
Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica SPPC Membro Fundador e Efectivo Rua Andrade Corvo, 50 - 6º dto 1050-009 Lisboa
Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial SPPE Membro Fundador e Efectivo Rua Francisco Metrass, nº8 - 5º Dto 1350-142 Lisboa
Associação Portuguesa de Psicoterapia da Gestalt APG Membro Fundador e Efectivo Av. Rovisco Pais, nº16 - 1º Dto 1000-268 Lisboa
Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica APPPP Membro Fundador e Efectivo Largo do Andaluz nº 15 - 2º Esq. 1050-004 Lisboa